Prova mérito!

      Na boa, você sabe o que é prova mérito? Prova mérito é o expediente que o governo do Estado de São Paulo utiliza para dar aumento aos seus professores. Ou melhor, para não dar. O  professor faz a prova, se ele atingir a média, ele obtém o aumento. Justo! Seria justo se a prova não fosse extremamente difícil. A bibliografia exigida é imensa. É preciso um tempo enorme, tempo que o professor não dispõe para estudar. 
       O professor recém saído da faculdade é o que teria mais chance de passar na prova, pois os autores que são pedidos na bibliografia são recentes, trabalhados  nas faculdades e  estão fresquinhos nas cabeças  deles, mas não,  esses professores recém formados,  não podem fazer a prova, ( por que será?),pois só professores com mais de cinco anos na mesma unidade escolar podem fazê-la.Qual a chance de um recém formado já ter cinco anos na  escola?  
     O Professor que tem mais que cinco anos e na mesma escola, é o que  provavelmente trabalha em duas  escolas, na rede pública  e particular, ou às vezes com dois cargos na rede estadual. Então, eu te pergunto? Que hora, o  coitado desse professor vai ter tempo de estudar? De final de semana? Vai deixar a família para enfiar o nariz nos livros para aprender algo que ele nem vai usar em sala de aula? 
      Vale dizer que os conceitos que aprendemos em nossa licenciatura dá para garantir um aprendizado por excelência a nossos alunos.  Se esses quisessem aprender. E professores em fim de carreira como eu, por exemplo, que tem tempo, mas nenhuma vontade  de estudar  conceitos  a nível de  MBA para transmitir a alunos que só querem saber de manusear  celulares e bater papo. 
       Mas,  enfim,  com uma prova cavernosa assim,   ninguém consegue média, o governo não dá o aumento e ainda joga população contra  os professores, diz  para sociedade que os professores são incapazes,  por isso  não obtiveram  aumento. Os professores  perderam  uma tarde de domingo queimando os neurônios  numa prova extremamente difícil, terminaram o domingo  com a autoestima  no pé e na segunda- feira estarão de volta para matar seus 40 leões a cada 50', munidos apenas de giz e cuspe. Sem amor próprio! Sem aumento! Sem esperança!  
      E, assim continua, uma política sem cor, sem ritmo, sem rumo  e que mesmo assim, segue firme e forte por vinte anos e ao que tudo indica, seguirá por mais quatro, tudo porque uma população inteira se recusa a ver que pode haver algo bem pior que o famigerado PT!

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto