Cota para negros no serviço público. Eba!

        Na boa, sempre digo, é melhor ler certas coisa do que ser cega. Agora, o Mimimi da vez é contra a cota para negros no serviço público. Os "contra" dizem cada aburdo. Eis alguns argumentos:
" NÃO CONCORDO COM SISTEMA DE COTAS , POIS FAVORECE A PREGUIÇA DE ESTUDAR E É CONTRA A CONSTITUIÇÃO QUE FALA DA IGUALDADE . ESTÃO ESQUECENDO QUE EXISTEM TAMBÉM MILHÕES DE BRASILEIROS BRANCOS E POBRES .
           Que sandice!
        Quem disse que a vaga irá para quem é preguiçoso? Haverá provas   e o negro terá que mostrar capacidade para ser aprovado . Só que ele terá que disputar entre negros. E, por que isso? Não será  que é porque o negro não tem acesso às melhores escolas? Não será por que ele tem que deixar a escola bem mais cedo, pois precisa trabalhar?  Então, numa disputa direta com brancos,  ele  sempre será prejudicado.  E quando ele fica no mano a mano com o branco pobre, a tendência é o patrão preferir o branco.  E,  é claro que há milhões de brasileiros brancos e pobres. O que não há no Brasil é milhares de negros milionários. E, sabem por quê? Por que as  oportunidades deles foram tolhidas por 388  anos de escravidão e depois dela, todo o descaso de nossos políticos, por mais 100 anos.
            Outro:
           " Gostaria que me dessem bons motivos para mudar minha opinião:
Se Joãozinho (branco) e Pedrinho (negro) cresceram na mesma favela, tiveram a mesma educação, estudaram na mesma escola…. POR QUE somente Pedrinho tem que ser favorecido em um sistema de cotas??? Por que os brancos também não merecem cotas??? No momento em que uma pessoa assume que é a favor disso, automaticamente se declara racista."
            Ah, então eu devolvo a pergunta.   O Brasil possue  brancos e negros como parte da população e hoje a maioria de negros. Então, por que só  há bilionários    brancos? Por que quando penso em gente rica, me vem: Abílio Diniz, Eike Batista, Jorge Paulo Lemann, Antônio Ermírio de Moraes,   os irmãos Marinho. Todos brancos. Não  há um só negro  na lista. Todos não nasceram e vivem no mesmo país como o Paulinho e Pedrinho vivem na mesma favela?Por que então não há negros bilionários ?  Não será porque os penta-avós de Pedrinho estavam trabalhando de sol a sol na lavoura, sem salário, sem dignidade, sem chances  de oferecer algo de bom aos seus? Essa falta de oportunidades se reflete hoje. 
          Então, no momento que sou a favor da cota,  automaticamente me torno racista? Ridículo.  Ser a favor da cota, me torna consciente  de que temos uma dívida monstra  com os  negros e que a cota  nem é a melhor solução para saldá-la. Há muito  a ser feito, a cota é só um começo. 


0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto