Brasil, mostra a sua cara!

     Na boa, é inacreditável o que tenho lido...
    Um montão de gente com posts, memes e status reclamando do Brasil. É um tal de:  "Isso é Brasil", " O Brasil é um lixo, "Quero educar meus filhos na Itália", "Tenho vergonha do Brasil" e por aí vai.
      A verdade é que esse tipo de pensamento vazio, reducionista e arrogante empobrece o debate dos problemas que estão por detrás dos acontecimentos (que acabam sendo levianamente rotulados como “coisa do Brasil”), além de estimular e legitimar uma atitude resignada e egoísta ao melhor (ou pior) estilo Pôncio Pilatos (“lavo minhas mãos, porque a porcaria já estava feita quando eu cheguei aqui”). Só que não é bem assim, não!
      Dou a qualquer um, o direito de achar o Brasil uma porcaria monumental e sem precedentes, desde que você admita ser uma porcaria de pessoa, também. Assim, quando alguém disser “o Brasil é um lixo” ou “o povo brasileiro é burro”, na verdade estará dizendo “eu sou um lixo” e “eu sou burro”. Combinado? Porque, caro amigo niilista radical,  é estranhamente conveniente excluir-se, deliberadamente, do conjunto de brasileiros, negando a própria cultura e origem, bem na hora em que “a coisa aperta”, não é? Só que a mim você não engana, não! Te conheço de outros carnavais.
      Você não tirava o caderno da mochila, ou melhor, você nem levava o caderno para aula. Semanalmente eu aplicava redações e você nunca as entregava. Seu lema era: "Suave na nave". 
          Você afanava dicionário, porque se era do Governo,  era seu. Se encontrava algum material de colega esquecido, embolsava. 
            Você é aquele que demora horas no banho, você é aquele  que bateu o pé e se recusou a levar a sacola retornável ao supermercado, você é aquele que joga lixo na rua, você é aquele que comprou um carro com parcelas a perder de vista e detona a faixa de ônibus, você é aquele que sonega imposto, você é aquele que não recicla lixo. Pare de detonar o Brasil como se você não fizesse parte dele!
         Pare de ficar  jogando a culpa em políticos. O Brasil tem um montão de problemas, só reclamar, não irá solucioná- los.
       Resumo da ópera: quem não quiser realmente fazer a sua parte, tentar entender os problemas, trocar ideias sobre como solucioná-los, contribuir com organizações e movimentos sociais envolvidos no assunto, criar ou participar de campanhas de conscientização, e procurar votar em políticos empenhados na causa em questão, que pelo menos pare de encher o saco com reducionismos pessimistas e burros. A esfera pública agradece.
        “Isso é Brasil” agora, mas pode mudar. E depende de VOCÊ, também! 


0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto