Como fazer uma dissertação.

                                                             Redação: Dissertação

     Na boa, em todas as séries anteriores, praticamente desde o “prezinho” você vem utilizando a seguinte técnica de redação: a Narração. Uns aprenderam e narram com maestria, outros com dificuldades, porém todos sabem o que é uma narração.
      Para quem se esqueceu, refrescarei sua memória:
   O texto que conta, narra uma situação que aconteceu com algumas pessoas em determinado lugar e tempo, é uma narração. Nela há sempre os elementos que atuam na história, as personagens. Estas são envolvidas pela situação, também chamada de enredo, que se desenvolve num determinado espaço e tempo. Todos esses elementos são sempre apresentados pelo narrador que pode ser o narrador-observador (terceira pessoa) ou o narrador-personagem (primeira pessoa), a isso chamamos de foco narrativo.
     Na narração há três momentos da transformação, que ocorrem ao longo do enredo (seqüência de fatos):
     São eles:

      Complicação ou ação perturbadora: incidente que subverte a ordem estabelecida, instaurando o conflito;
       Clímax: momento de maior tensão na história;
       Desfecho: solução do conflito ou retorno à ordem aparente.

    Agora na oitava série, você aprenderá a técnica de dissertação e dissertação argumentativa. A técnica de Dissertação expositiva se caracteriza pela exposição, interpretação, já a Dissertação argumentativa se distingue pela discussão de uma ou mais ideias. Onde o autor dá opiniões, discute e expõe seus argumentos, ou seja, é um texto argumentativo.
     A dissertação está muito presente à nossa volta: nos editoriais de jornais e revistas, nos discursos políticos e religiosos, em textos literários.
    Numa dissertação, para que o leitor possa acompanhar o raciocínio, além de conhecer bem o assunto sobre o qual se pretende dissertar, deve-se encadear bem as idéias, desenvolvendo-as em etapas:

         Introdução: apresentação da idéia principal;
        Desenvolvimento: apresentação da idéia, com elementos que vão fundamentá-la: citações, dados estatísticos, exemplos;
         Conclusão: fechamento de tudo que foi discutido.

​  
       Exemplo bem curto de uma dissertação:



Quinhentismo.

Introdução:

​            O Quinhentismo marca o início da literatura no Brasil, porque marca o descobrimento, ou seja, o início do próprio Brasil, época de mil e quinhentos, daí o nome Quinhentismo.

Desenvolvimento:

​            Os primeiros textos escritos no Brasil não tinham uma função propriamente literária, pois eles atendiam funções especificas: a de informar Portugal e o de catequizar os índios.
​Nessa época os autores como o Anchieta era indiferente ao conteúdo trazida pelo Renascimento, ele seguia o modelo literário medieval com o único interesse de facilitar o aprendizado dos indígenas.

Conclusão:

​               Concluindo, o Quinhentismo aconteceu como escola literária, pois não havia outra opção, já que o Brasil estava acabando de nascer.

​                  Veja a diferença da dissertação argumentativa.

Quinhentismo

Introdução:

​         O Quinhentismo encabeça a lista das escolas literárias do Brasil, recebeu esse nome por, naturalmente ter-se iniciado em 1500 na descoberta do Brasil, esse movimento literário é o que menos reflete a criatividade brasileira, por isso ela é a escola literária menos atraente na literatura Brasileira

Desenvolvimento;


​        Como os textos escritos no Brasil, que fazem parte do Quinhentismo, não tinham função literária, pois se ocupam apenas de informar Portugal sobre as belezas da terra, ou na catequização dos índios, esses textos deixavam de lado a inspiração e criatividade, tão importantes nas obras literárias.
​Faltam nos textos quinhentistas a sensibilidade, a pureza e o carinho com que os poetas de outras escolas literárias têm em abundância.


Conclusão.

​        Enfim, pelo fato do Quinhentismo apresentar textos que tinham por finalidade narrar e descrever as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira e seus nativos, acabou perdendo longe de outros movimentos literários que são marcados pela sensibilidade e criatividade.

ATENÇÃO: Não vá cometer o erro de separar os parágrafos como fiz acima, colocando introdução, desenvolvimento, conclusão, não há necessidade disso, eu o fiz apenas para ficar mais claro. Colocarei abaixo como deve ser a apresentação do texto.

Quinhentismo (Dissertação)

​            O Quinhentismo marca o início da literatura no Brasil, porque marca o descobrimento, ou seja, o início do próprio Brasil, época de mil e quinhentos, daí o nome Quinhentismo.
​Os primeiros textos escritos no Brasil não tinham uma função propriamente literária, pois eles atendiam funções especificas: a de informar Portugal e o de catequizar os índios.
​Nessa época os autores como o Anchieta era indiferente ao conteúdo trazida pelo Renascimento, ele seguia o modelo literário medieval com o único interesse de facilitar o aprendizado dos indígenas.
​Concluindo, o Quinhentismo aconteceu como escola literária, pois não havia outra opção, já que o Brasil estava acabando de nascer.

Quinhentismo. (Dissertação argumentativa)

​       O Quinhentismo encabeça a lista das escolas literárias do Brasil, recebeu esse nome por, naturalmente ter-se iniciado em 1500 na descoberta do Brasil, esse movimento literário é o que menos reflete a criatividade brasileira, por isso ela é a escola literária menos atraente na literatura Brasileira.
​Como os textos escritos no Brasil, que fazem parte do Quinhentismo, não tinham função literária, pois se ocupam apenas de informar Portugal sobre as belezas da terra, ou na catequização dos índios, esses textos deixavam de lado a inspiração e criatividade, tão importantes nas obras literárias.
​           Faltam nos textos quinhentistas a sensibilidade, a pureza, amor e inspiração com que os poetas de outras escolas literárias têm em abundância.
​         Enfim, pelo fato do Quinhentismo apresentar textos que tinham por finalidade narrar e descrever as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira e seus nativos, acabou perdendo longe de outros movimentos literários que são marcados pela sensibilidade e criatividade.

​                Você percebeu a diferença entre os dois textos, na Dissertação eu apenas expus, informei os dados reais do Quinhentismo, informando aos leitores, no segundo, na dissertação argumentativa, além de informar, eu ainda dei minha opinião, que é a de que para mim o Quinhentismo não tem o mesmo brilho que outras escolas literárias.



​           Então,  entendeu a diferença?

​           O que é argumentar? Então?
​            É expor e defender pontos de vista que sejam favoráveis ou não ao que foi proposto.
​             A intenção é levar o leitor a concordar com sua opinião.

​           Exemplo: “A Internet prejudica o hábito da leitura”.

Argumentação desfavorável

​        A Internet prejudica o hábito de ler porque apresenta uma “visão” do mundo de um modo rápido. É mais fácil ver do que gastar tempo na leitura de livros. Com isso perde-se grande parte do vocabulário e das formas cultas da língua.

Argumentação  favorável.

​     O hábito de ver Internet não prejudica a leitura porque as pessoas gostam de se aprofundar nas notícias. A internet é  um complemento, uma ilustração do que se leu.


         Sendo a dissertação argumentativa um tipo de texto em que predomina a defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ela é fruto da razão, da capacidade de argumentar, do raciocínio de quem redige. 
           O autor precisa decidir-se, se contra ou a favor...
         Já a Dissertação expositiva, ela apenas informa uma idéia, sem se preocupar em se posicionar contra ou a favor.
            Espero que tenha ajudado, quaisquer dúvidas é só me procurar...

          Beijinhos,
         Professora Isabel.

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