Poeminha do contra!

Na boa, sempre me perguntam o que o "Poeminha do contra"  quer dizer! E agora com o vídeo rolando... 
Bom, o Mário Quintana é um dos meus poetas preferidos! Ele foi muito injustiçado pela crítica. Diziam que ele fazia uma poesia simples demais... Simplória até. Confundiram sensibilidade e singeleza como algo menor. Nunca foi indicado para membro da academia de letras... Pasmem, o José Sarney é. Quiseram reparar o erro, indicando quando ele já estava bem velhinho, ele recusou... Mas, enfim, Poeminha do Contra é um desabafo dele, que pode ser entendido assim:

        Todos que aí estão atravancando o meu caminho... (São os críticos, os leitores que depreciavam sua poesia)

        Eles passarão. (Todos morrerão, todos eles ( críticos) serão esquecidos, pois o que fizeram de importante?  Em português existe esse "passarão" que é o tempo Futuro do presente, que diz que eles  irão embora, mas  significa também, um pássaro grande,  pesado,  ou seja, sem leveza... 

     Eu passarinho. ( aqui Quintana fecha com chave de ouro, pois ele brinca com a palavra, que não é um verbo, mas sim um substantivo, que pode ser o contrário de pássaro grande, o passarão do verso acima. E ele cria  um neologismo, transformando  passarinho em verbo. Enquanto os outros passarão, " eu passarinho", pois a obra  dele jamais morrerá,  ao contrário dos outros que passarão, ele passarinhará livre, levre e solto através de suas maravilhosas poesias...
       Mário Quintana morreu em cinco de maio de 1994, na mesma semana que o Sena, a mídia mal falou dele... Mas, eu senti e lamentei muito...  eu tive o aniversário mais triste da minha vida! Snif, Snif... 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto