Tema redação: Quem sou eu?

         Na boa, está chovendo pedidos para que eu fale sobre um tema de redação bastante recorrente em exames de seleção para cargos nas empresas, vestibulares ou até como atividade no curso em que esteja matriculado. Este tema tão difundido é:         “Quem sou eu?”
O que você precisa saber sobre esse tema:
1-    Você tem que ter em mente que esse tema trata-se da produção de um texto descritivo, ou seja, você fará uma descrição de si mesmo.
2-     Lembre-se na descrição não basta fazer uma descrição à risca, ao pé da letra, onde quanto  maior a quantidade de palavras descritas, melhor. Não, não é assim. Você precisa destacar em você características que sejam mais expressivas, das qualidades  que te diferem das outras pessoas. Pormenores que mexerão com a imaginação de quem lê. Você precisa transmitir emoção ao leitor.
3-     Ao se descrever pense em “como” você é e nunca “o que você é.
4-    Você precisa descrever a si mesmo levando em conta não só o visual, mas também, suscitando outros sentidos como olfato, tato, o paladar e até o sexto sentido. Por exemplo: procure descrever-se  sobre o tom de sua voz,  do perfume que de você  exala, das sensações de calor, , insinuações, dos sentimentos  que você quer transmitir.
5-    Como eu faço isso? Fale sobre algo singular em você, algo único que te faria reconhecer entre tantas outras pessoas. Pode ser um jeito de falar. A cor dos olhos. Algo que você curta muito e que faz questão que todos saibam.
6-    Pense que você está fazendo um retrato falado de como ser identificado por alguém, que sem o conhecer o estivesse esperando no aeroporto.
7-    Use e abuse das metáforas, comparações. Machado de Assis dá vários exemplos, um deles é que Capitu tinha olhos oblíquos e dissimulados. Olhos de ressaca. José de Alencar falava que Iracema tinha os lábios virgens com gosto de mel e os cabelos tão negros como as asas da graúna.
8-    E, por fim, ao escrever, esqueça que está escrevendo para psicóloga de uma empresa ou um professor que corrigirá sua prova. Imagine alguém próximo a você. Assim, você não se sentirá tão exposto e a redação fluirá naturalmente.
9-    Você pode escrever seu texto em verso ou em prosa.
Veja alguns exemplos:
“Eu não tenho culpa de comer quietinho
No meu cantinho boto pra quebrar
Levo a minha vida bem do meu jeitinho
Sou de fazer, não sou de falar
Eu não tenho culpa de comer quietinho
No meu cantinho boto pra quebrar
Levo a minha vida bem do meu jeitinho
Sou de faze,r não sou de falar...”
(Mineirinho – Grupo Só pra Contrariar) 

            "Sou o Acis, com "C", natural de São Luiz Gonzaga, RS,  descendente de família de pequenos  agricultores, nasci e fui criado na região denominada Vista Alegre, local que tenho boas lembranças: o ronco do bugio ao anoitecer, a festa dos tucanos, das pombas do mato, das lebres, dos tatus, das pescarias de lambaris e jundiás, enfim onde a Natureza já aconteceu. Há alguns anos, saí daquele recanto e cheguei em Porto Alegre, objetivo: estudar e trabalhar, conseguindo graduar-me em Direito pela Unisinos, em 1993. Também tenho formação em Enfermagem do Trabalho e desenvolvo minhas atividades na área de saúde ocupacional e gosto desse trabalho.Como lazer, aprecio regar o jardim da minha casa, bons filmes, leitura de jornais, livros, revistas e, principalmente a telinha na internet. Passear, pedalar e caminhar considero um bom lazer. Praia, sol, frio, chuva, tudo na hora certa é muito bom. Sonho com uma sociedade mais justa e que ofereça oportunidades para o desenvolvimento de todas as pessoas. Afinal, todos merecem... só uns poucos não querem ver...
Obrigado pela visita. Volte sempre."
(Extraído de um Fórum de Universitários na web)
                "Algumas pessoas afirmam que saber mentir é um dom natural de certas profissões. Nesse caso, as mesmas pessoas citam publicitários e advogados como ícones desse “folclore” à parte que me toca. O fato é que há tempos eu tenho certeza de que não vou voar se tomar RedBull, não fui a confidente da Barbie e nem encontrarei nenhuma vaca nas baladas porque eu também tomo Toddy. Incrível o poder da propaganda. Eu sei tudo isso, mas continuo consumindo esses produtos. Não só pela qualidade, talvez pelo sonho que a mágica propaganda levou a minha cabeça. Isso, nessa ordem ou, em ordem alguma.O mais interessante é que não existe a lâmpada mágica da criatividade. Ninguém compra revista pra ver anúncio, e nem chega cansado do serviço, liga a TV e espera ansiosamente os próximos reclames do “plim-plim”. Talvez aí o sonho se esconda. E sonho não tem lógica, tem desejo. Sonho pode ser surreal, mas não é mentira.Fico satisfeita por despertar sonhos e a vontade de ter algo melhor, mais moderno, mais próximo. Ter a certeza de que aquilo que vejo, é fruto do desejo muitas vezes inconsciente, mas que precisou daquele empurrãozinho de 30” para despertar. Imagine só as possibilidades ao alcance de nossas mãos. Critério indispensável, arte e ética. Pra dar certo, precisa de talento para aplicar a técnica. Eu permito ao meu sonho menos surreal a sua realização.Ao avesso assim, espero que com final feliz. Muito trabalho e algumas noites sem sono. À luz da nossa participação no show da vida que sempre apresenta algo inusitado e apaixonante, sonho aqui é desejo, lembra? Nenhuma mentira vai impedir essa realidade. Temos muito a fazer e a agora é a hora. Sem mais clichês para o momento, vamos à parte que (aff...) interessa."
(Ana Paula Maciel - Belo Horizonte, fevereiro, 2008 – Carta de apresentação de uma publicitária, pleiteando um cargo em uma agência)
"Já no lugar dos olhos, que eram belos,
tenho um buraco atônito e apagado;
Já rosas de gangrena me hão tocado,
comendo-me as raízes dos cabelos;
Já os dentes me caíram, amarelos;
Já o meu nariz é um osso cariado;
Já o meu sexo é um trapo amarfanhado;
Já o meu ventre são bichos aos novelos;
Já as minhas carnes moles despregaram;
Já a língua inútil se me apodreceu;
Já a terra se fendeu por me aceitar;
Já milhões de pés vivos me pisaram;
Filho do pó, já o próprio pó sou eu...
Mas, ao terceiro dia, hei de acordar!

(Poema de José Régio)


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto