Informações: Tifenzinho.

Caros alunos,

                  A seguir estão as instruções de como fazer o trabalho escrito do projeto Tifenzinho.
                  O trabalho deverá ser digitalizado e imprimido. Todos deverão seguir o mesmo padrão:

ü Papel branco, formato A4;
ü Utilize apenas um lado do papel;
ü Espaço duplo;
ü Texto justificado;
ü Fonte: Times New Roman;
ü Tamanho: 12;
ü Margens: esquerda: 3,0 cm; direita 2,0 cm; superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm;
ü Parágrafo 2,5.
ü As páginas devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, no canto superior direito. Os números devem ser colocados sem traços, pontos ou parênteses.

Capa:


Na capa você precisará colocar espaço simples.
ü   Coloque cabeçalho completo: Escola Estadual “Professora Cynira Pires dos Santos”.
ü       Dê dez espaços e escreva o tema do trabalho: Exemplo: BOSSA NOVA.
ü      Dê outros seis espaços e escreva o nome do Grupo: Exemplo: NÓS NA FITA.
ü  Dê cinco espaços e escreva o nome do professor (a) orientador (a), Ex.: PROFESSORA ORIENTADORA: ISABEL.
ü Dê três espaços e escreva o nome da cidade: Ex.: São Bernardo do Campo.
ü Dê um espaço e escreva o ano: 2013.

         Toda a capa deverá ser centralizada, (usar o “centralizar” no Word).
Observe que há alguns itens que são em CAIXA-ALTA, ou seja, todas em maiúsculas e outras em caixa-baixa, minúsculas. Nome do Tema, do Grupo e do professor CAIXA-ALTA, os outros em caixa-baixa.

Na segunda folha.

         Bem no final dela, vocês escreverão os nomes dos componentes do grupo e a série, nada mais.

Na terceira folha será o índice, isso é fácil.

     Parte textual:

               Nesta parte vocês farão a JUSTIFICATIVA, o que é isso? Vocês terão que justificar a escolha do tema, o que os atraiu, qual a importância do tema para a comunidade, para o mundo, enfim, tudo o que os levou a acreditar ser importante para a escolha do tema, há alguns grupos que não trouxeram os três temas para que eu escolhesse um, tais grupos receberam de a imposição de um tema . Esse grupos terão que agir como se tivessem escolhido por si próprios, busque no tema aspectos positivos pelos quais vocês pudessem o escolher, certo? Não adianta reclamar agora, é preciso construir sua justificativa, mãos à obra.

      Em seguida virá a INTRODUÇÃO, nela vocês já terão delimitado o tema com os seus orientadores, então na introdução vocês terão que explicar do que se trata o assunto, por exemplo, se eu tivesse que falar sobre um livro, na introdução eu falaria tudo sobre ele, suponhamos que eu vá falar do Harry Potter, então na introdução, eu colocaria dados do livro como o nome da autora, editora, o título do livro, se for falar da série toda, tenho que escrever todos os títulos, enfim, tudo sobre o livro. Como Harry Potter é um tema muito amplo, então devo delimitar o tema, eu vou falar apenas do fenômeno que ele representa por levar muitos jovens ao hábito da leitura. Entendeu?

      Depois vem o DESENVOLVIMENTO, nesta parte vocês terão que colocar no mínimo quatro parágrafos para argumentar, colocar fatos que comprovem que de fato Harry Potter foi importante para que uma geração inteira tivesse contato com livros.

      E, por fim, vem a CONCLUSÃO, aqui vocês terão que ler todo o trabalho, ou seja, a introdução e o desenvolvimento e fazer um pequeno resumo, esse resumo de tudo que foi escrito é a conclusão, lembre-se de que vocês precisarão iniciar o parágrafo com uma palavra que sugira que vocês estarão encerrando o assunto, palavras como: Finalizando, concluindo, enfim, portanto, conclusão etc.

      Chega ao fim, assim, o seu trabalho escrito que poderá ser entregue durante todo o terceiro bimestre, o prazo final é o último dia do bimestre, 30 de setembro. Certo?
      Quaisquer dúvidas que vocês tiverem com relação à criação do trabalho escrito podem me procurar, não importa se vocês tiverem outros orientadores, pois eu sou a professora orientadora de todos os grupos no que se refere ao trabalho escrito, ok?

Lembrem-se: Ao escrever sejam claros e objetivos, não diga nada mais, nem menos do que vocês precisam dizer, vocês podem desenvolver um texto preciso, evitando excessos, sem prejudicar a expressão de suas ideias. Use parágrafos e frases curtas. Usem de simplicidade. Produzam frases elegantes, variadas, fluentes e bem estruturadas, evitem gírias, jargões e os chavões. Não se esqueçam de que em matéria de escrever um bom texto, o menos é mais.



Beijinhos, professora Isabel.

7 comentários:

  1. Professora,é pra ser expositivo ou argumentativo?

    ResponderExcluir
  2. Tanto pode ser expositivo como argumentativo. Faça o que vc achar melhor. Já a JUSTIFICATIVA precisa ser argumentativa, afinal vocês dirão o porquê de ter escolhido o tema.

    ResponderExcluir
  3. Professora,nosso trabalho vai ser divido em capítulos,ai,a gente coloca os títulos dos capítulos em caixa alta ou não?

    ResponderExcluir
  4. Pro pode entregar terça o trabalho ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto