Faz ou fazem?

       Na boa, como eu disse a língua é um grande veículo discriminador. Quantas vezes, sutilmente fui corrigida ao dizer, por exemplo,"Faz cinco anos que me mudei". Não foi nem uma, nem duas vezes. A pessoa, não corrigi assim: "olhe você está falando errado, você não concordou o sujeito com o verbo, se são cinco anos, o verbo tem que ser "fazem" no plural". Não, a pessoa sutilmente, só repete a frase colocando o verbo no plural e acha que está corrigindo. Eu digo: "Faz vinte e três anos que eu leciono". E a pessoa diz, "o quê? FAZEM vinte e três anos que você leciona?". Fazendo assim, por dentro está vangloriando de que sabe e a outra não. E quer que a situação continue assim.  Santa ignorância, pensa que está abafando. Coitada. O correto é dizer "faz", pois o verbo fazer no sentido de tempo decorrido é sempre impessoal, nunca vai para o plural, então percebo que esta pessoa está discriminando a outra, sim! Por isso, eu prefiro corrigir na lata, com educação, porém na lata. Muitos pensam que corrigindo, eu estou me aparecendo. Não! Eu corrijo porque quero todos falando corretamente. Não quero o conhecimento só para mim, quero compartilhá-lo com um milhão de amigos. Da próxima vez que for corrigir alguém, não pague mico. Tenha certeza de que esteja falando certinho  ou então fique caladinho(a). É melhor.

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo
Na boa... Isabel! © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto